terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Evolução das super esportivas japonesas (dos anos 90 ao séc. XXI)

Caros leitores, peço desculpas pelos posts que não publiquei nesses últimos dias, mas... sabe como é, natal, família e acreditem, bastante serviço!!!! Foram esses motivos que levaram o blog a ficar desatualizado nesses últimos dias. Mas... a normalidade veio... e tudo voltou a ser o que era antes. Diante disso, estava pensando... você já reparou a diminuição de tamanho que as motos esportivas tiveram nos últimos tempos? É... lembra da ZX11 de 1994? Ou da CBR1000F?(ler Titãs dos anos 90) Pois bem... eram motocicletas enormes, pesadas, com motores carburados beberrões e com alto poder de torque, essas motos eram suntuosas com carenagens que lhes davam um ar pesado e intimidador... Embora as motos esportivas fossem produzidas no Japão, o pensamento de construção das mesmas era Norte Americano (quando maior, melhor e mais rápido). Mesmo com estudos de aerodinâmica bem empregados a essas motocicletas, muitos materiais e tecnologias eram defasadas para época em que as motos eram produzidas, digo isso pois usava-se fibra de vidro nas carenagens, injeção eletrônica só é 1998, pneus de banda mais larga e mais macios só no decorrer de 1996... mas... com o passar dos tempos, uma luz brilhou sobre a cabeça dos engenheiros nipônicos (os da SUZUKI, para ser mais exato) e começou-se uma revolução no desenho e no modo de se fazer motos esportivas. Modificações como:

Assentos biposto








Bengalas invertidas












Injeção eletrônica

Uso de materiais mais leves (fibra de carbono, alumínio)












Ram Air

Melhor redimensionamento da carenagem

Melhoramento da relação peso/potência
Pode não parecer muito, mas, essas modificações foram no mínimo imprescindíveis para o maior ganho de potencia e maleabilidade da motocicleta. As mudanças são mais latentes (pelo menos eu acredito) o correram no inicio do século XXI, digo isso pois uma das coisas que mais me chamou atenção nas novas motos esportivas, foi o encurtamento das mesmas, a distancia entre eixos que era em média de 1,6m, diminuiu para  1,4m, pode não parecer muito, mas é o suficiente para se separar uma moto de rua e uma super esportiva.
Diante dessas modificações, as motos esportivas passaram de grandes monstros de duas rodas para atletas esguios e bem preparados. Com o passar dos anos as modificações são nítidas e ano após ano as motos esportivas vão diminuindo peso e ganhando potencia, força bruta e agilidade...

Um comentário:

  1. isso aqui era uma R1, da uma olhadinha...
    http://jalopnik.com/5721263/this-is-what-happens-when-you-crash-a-motorcycle-at-157-mph

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