quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Choppers tupiniquins

Chopper Mamute, by OCC
Graças a grande exposição que a OCC teve no decorrer da primeira década do século XXI, as choppers viraram febre no mundo, motos compridas, com motor de grande capacidade cúbica, alto torque e um estilo imponente, esses são atributos que esses motos carregam e disseminam para o mundo. A história das choppers iniciou-se final da segunda guerra mundial, os soldados Norte Americanos, começaram a “cortar” (chop) tudo aquilo que era desnecessário em suas HARLEY e INDIAN, dessa forma suas motos ficavam mais rápidas e ágeis (mais parecidas com as motos européias). Mas com o decorrer dos anos as choppers ganharam alguns apetrechos como cromados exuberantes, bengalas longas e um grande ângulo de caster. É publico e notório o fato dos norte americanos serem os precursores desse estilo de motocicletas, mas acredite, os brasileiros não fazem feio perante os Yankes... veja:

Apocalypse Cycles:
Localizada em Balneário Camboriu, SC, em minha humilde opinião, esses caras são os melhores idealizadores do motos choppers do Brasil, quiçá do mundo. Nego, o  mecânico responsável pela construção dessas máquinas é basicamente um artista das duas rodas, e como tal suas obras são expostas em todas as revistas especializadas do Brasil e do mundo. Acredito que as minhas palavras não vão ilustrar tão bem a beleza dessas motos quanto as fotos das mesmas.













Bruxa Hot Bike:
Esses cariocas fazem um bom trabalho, transformando motos custom em choppers, é um trabalho mais simples, mas bem feito e com o prazo de entrega sendo sempre respeitado pelos mecânicos. Vendo das fotos, você verá que mesmo simples e com peças compradas tanto na internet, como em lojas especializadas, as motos ficam lindas e com uma autenticidade única (basicamente, as motos tem personalidade própria).














Cabeça de Ferro:
Esses paranaenses fazem verdadeiras obras de arte com motos da Harley Davidson, suas customizações vão desde transformar uma moto comum, em uma Hatch, Boober e é claro em Choppers... os caras são feras mesmo, mas seus trabalhos não se restringem em mudar o modelo da moto, mas também trabalham com preparação de motor, quadro e parte elétrica.














Fazzi Custom:
De Niterói para o mundo, Fazzi Custom. Dentre as oficinas dessa lista, a Fazzi é a que menos conheço (na realidade eu só conheço mesmo por causa do modelo Scorpion, que foi vinculado a uma revista de grande circulação) mas... mesmo sem conhecer com profundidade essa empresa, posso dizer que seus modelos são muito bonitos, mas uma das coisas que mais me chamou atenção em seus modelos, foram as modificações pontuais que o pessoal da Fazzi faz, eles basicamente colocam a abotoadura da camisa, ninguém vê quando se presta atenção, são as mesmas que fazem a diferença.











Tarso Marques Concept:
Lembra do Tarso Marques? É... aquele que pilotava F1 e hoje em dia pilota um monte de coisa... pois bem... o cara inventou de desenhar carros e motos e... acredite, o resultado ficou bem bonito mesmo!!! Embora as motos da TMC sejam deslumbrantes, tem uma coisa nelas que me incomoda, é o fato das mesmas passarem a impressão de serem “industrializadas”, não estou desmerecendo o excelente trabalho feito, pelo contrario, como disse anteriormente, as motos são deslumbrantes, mas em MINHA opinião eles não tem aquela ar de artesanal... mas, por fim, essas são as choppers brasileiras que mais se parecem com os modelos Norte Americanos, haja vista que a motorização e mecânica é HD.












 P.S: Nenhuma das oficinas me pagou jabá!!! Esse é um post NÃO patrocinado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário